Apoio:

é ter com quem contar!
Cocal do Sul realiza primeira edição do Geração Empreendedora para jovens estudantes
6 de jul. de 2025
Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nas novas gerações e conectar a educação ao setor empresarial, Cocal do Sul recebeu a sua primeira edição do Projeto Geração Empreendedora. A iniciativa é da FACISC, em parceria com a Associação Empresarial de Cocal do Sul (AECS) e o Núcleo da Mulher Empreendedora.
O projeto atende alunos do 2º ano do ensino médio dos colégios Maximiliano Gaidzinski (CMG) e Padre Schuler, proporcionando uma imersão prática no mundo dos negócios.
O Início da Jornada
O primeiro encontro ocorreu no Colégio Maximiliano Gaidzinski, onde os jovens foram introduzidos a conceitos fundamentais para qualquer carreira, tais como:
Autoconhecimento e Inteligência Emocional;
Análise SWOT pessoal (Forças e Fraquezas);
Definição de metas no modelo SMART.
Dinâmica e Desenvolvimento de Projetos
Ao longo de quatro encontros, os estudantes são divididos em equipes por áreas de interesse. O desafio é desenvolver um projeto de empreendedorismo que, ao final, será apresentado a uma banca avaliadora composta por empresários da nossa região.
O melhor projeto da etapa local terá a oportunidade de representar Cocal do Sul na fase regional e, potencialmente, na etapa estadual, competindo com estudantes de toda Santa Catarina.
Teoria e Prática
Além das aulas, o cronograma inclui:
Visitas Técnicas: Experiências reais dentro de empresas locais para observar desafios do mercado.
Mentoria Especializada: As mentoras são empresárias voluntárias do Núcleo da Mulher Empreendedora da AECS, que compartilham seu conhecimento e experiência de mercado.
Formatura: Cerimônia oficial com entrega de certificados de participação.
Voluntariado e Parcerias
O Geração Empreendedora é um projeto totalmente voluntário, reforçando o compromisso social da AECS com o futuro de Cocal do Sul. Esta é a 11ª edição estadual do projeto, mas a primeira vez que nossa cidade integra essa rede de fomento ao jovem empreendedor.
O evento conta com o apoio fundamental do CEME, CEJESC, CENI e NEA, além de empresas parceiras que viabilizam a estrutura para os alunos.
